Business Intelligence (BI): O que é? Para que serve?

Leticia Vargas • October 13, 2022

Descubra as principais aplicações e funcionalidades dessa metodologia que está movimentando os negócios de empresas no mundo todo.

O que é Business Intelligence (BI)?

Business Intelligence (BI), ou em tradução livre para o português, Inteligência de Negócios. Diz respeito a um conjunto de metodologias, processos e ferramentas capazes de analisar grandes quantidades de dados .

O conceito de BI tem como objetivo transformar informações em dados qualificados para servirem como base para a tomada de decisões mais estratégicas e assertivas no ambiente corporativo.

Em tempos em que o mundo gera uma infinidade de dados diariamente, ignorar suas potencialidades é um grande desperdício. Segundo pesquisa realizada pela Gartner , reconhecida empresa de consultoria em pesquisas, só no ano de 2020 foram gerados 40 trilhões de gigabytes em dados .

Para que os dados de uma empresa possam ser convertidos em insights e informações relevantes, os dados passam por algumas etapas , entre elas:

  • Coleta;
  • Processamento;
  • Organização;
  • Análise;
  • Refinamento;
  • Interpretação;
  • Monitoramento.

Os dados extraídos após as etapas acima gerarão informações, painéis, gráficos e estatísticas . Que serão usados como subsídio para que os líderes e gestores . Permitindo que eles possam interpretar e desenvolver ações estratégicas para o negócio .

Ou para repassar essas informações para os setores interessados , como vendas e marketing, por exemplo.

Ao extrair informações confiáveis dos dados analisados , eles poderão servir como base para estratégias eficazes e para a tomada de decisões mais assertivas .

Além disso, as soluções em BI podem fornecer relatórios e análises preditivas , geradas de forma ágil e profunda e entregando insights importantes para o negócio ou operação.

Para que serve Business Intelligence?

BI é uma importante ferramenta para a análise de dados e pode ser aplicada em diversas áreas de uma empresa, interna e externamente .

Empresas de diversos setores, utilizam BI para monitorar o desempenho de equipes , identificar oportunidades de melhoria, desenvolver um planejamento estratégico e tomar decisões mais assertivas .

Além disso, as soluções em BI podem fornecer relatórios e análises preditivas , geradas de forma ágil e profunda e entregando insights importantes para o negócio ou operação.

Quer saber mais? Continue a leitura!

Conheça as 7 principais aplicações de BI para empresas

As aplicações de BI em empresas podem contribuir para melhorias em todas as áreas do negócio . Conheça agora quais são as 7 principais e descubra como elas podem ajudar a sua empresa a atingir melhores resultados !

1 – Coleta de dados

Através das soluções em BI, é possível realizar a coleta de dados de diversas fontes diferentes e assim reunir informações úteis para o negócio . A partir de softwares especializados , é possível, também, cruzar os dados coletados entre si e extrair informações ainda mais completas e com maior potencial.

2 – Tratamento das informações

O processo de tratamento e filtragem de informações é muito importante para que os dados extraídos possam ser mais bem aproveitados na tomada de decisão. Dados isolados, ou irrelevantes para o negócio, não conseguem trazer bons insights. Eles devem ser devidamente organizados e agrupados , de forma que possam gerar indicadores fidedignos para, assim, serem analisados pelos líderes e estrategistas da empresa.

3 – Análise de dados

Os dados, sem passarem pelos processos de análise e interpretação, são apenas números e não dizem nada. Para que os objetivos em BI de uma empresa sejam alcançados, é f undamental que os dados sejam analisados de forma minuciosa .

Análises de dados bem realizadas permitem que uma empresa esteja sempre a frente em seu mercado . Pois, possibilita que além de saber mais sobre o seu público , consiga antecipar as movimentações do mercado .

4 – Avaliação de necessidades e elementos para o planejamento estratégico

As soluções em BI conseguem fornecer informações sobre as necessidades de uma empresa . Mostrando os gargalos existentes , os melhores caminhos a serem tomado s, o que está funcionando bem e o que ainda pode ser melhorado . Entregando aos líderes, informações preciosas para um planejamento estratégico.

5 – Monitoramento de indicadores de desempenho

Outra aplicação bastante comum das soluções em BI pelas empresas, é o uso para o monitoramento dos indicadores de desempenho .

Podendo ser aplicado em diversas áreas , permite que a qualidade das entregas e a satisfação dos clientes sejam monitoradas constantemente . Desde o primeiro contato com o cliente até o seu feedback pós-compra. Além de fornecer informações como: estatísticas de vendas, quantidades de cancelamentos e devoluções, números de chamados abertos ou em espera e diversas outras situações .

6 – Maior conhecimento sobre consumidores e público-alvo

Através das soluções em BI é possível ter mais conhecimentos sobre os consumidores de uma empresa. Algo fundamental para estratégias empresariais eficazes.

Ao identificar as dores, necessidades e preferências, as empresas conseguem otimizar seus produtos e serviços e alcançar melhores resultados .

7 – Identificação de novas oportunidades de negócio

Ao ter uma visão completa sobre sua própria empresa, é possível identificar o potencial da mesma para expansões e novos negócios .

Ao mesmo tempo que, as soluções em BI, também oferecem um ótimo panorama sobre ações da concorrência e o mercado em sua totalidade .

Conclusão

Como vimos nesse artigo, as soluções em BI podem trazer ótimos resultado para a sua empresa !

Para saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco , clicando aqui ! Nossos especialistas estão à sua disposição para ajudar você a encontrar as melhores soluções em Inteligência de Negócios para a sua empresa!

Para saber mais sobre as soluções que a CSP>Tech oferece, acesse: www.csptech.com.br

Fale com a CSP Tech

.

automação de workflows, KPI, gestão empresarial, eficiência operacional
Por Romildo Burguez 12 de fevereiro de 2026
Entenda como transformar KPIs em ações com automação de workflows: critérios, donos e rastreabilidade para uma gestão mais previsível.
Por Romildo Burguez 10 de fevereiro de 2026
A Atlassian é líder no Forrester Wave: ESM, Q4 2025. Veja por que optar pelo Service Collection costuma ser uma escolha mais estratégica que o ServiceNow.
Atlassian Service Collection;  Jira Service Management; Customer Service Management; Rovo Agents
Por Romildo Burguez 4 de fevereiro de 2026
Veja como Service Collection une suporte interno e ao cliente com IA e contexto — e como a CSP Tech acelera adoção no Brasil com governança e resultado.
Rastreabilidade de dados: decisões confiáveis; qualidade de dados; data lineage; governança de dados
Por Romildo Burguez 3 de fevereiro de 2026
Entenda como rastreabilidade e qualidade de dados evitam “debate de número”, aceleram decisões e destravam IA com governança prática.
Por Romildo Burguez 27 de janeiro de 2026
PwC 2026: 56% dos CEOs não veem retorno financeiro da IA. Entenda o que o dado revela e como transformar IA em receita e eficiência.
Por Romildo Burguez 26 de janeiro de 2026
Em 2026, BI virou operação: confiança, governança e sustentação para decisões rápidas e a base que prepara o terreno para IA.
sustentação de BI , produtividade em BI, governança reduz retrabalho e acelera decisões.
Por Romildo Burguez 23 de janeiro de 2026
IA não resolve dados bagunçados. Entenda por que sustentar BI com confiabilidade, semântica e governança reduz retrabalho e acelera decisões.
alocação de recursos em TI, mapeamento de horas, gestão de capacidade, planejamento de squads
Por Romildo Burguez 21 de janeiro de 2026
Projetos “andam”, mas o time não rende? Entenda por que mapear horas e capacidade mal gera atrasos, custos e retrabalho — e como ganhar previsibilidade.
Gestão de ativos no JSM: Assets + Rovo e o valor do Premium
Por Romildo Burguez 14 de janeiro de 2026
Profissional de TI analisa painéis e dados em tempo real, simbolizando a evolução da operação com Assets + Rovo no Jira Service Management.