Otimização de Home Office com Jira Service Management

Wagner Hörlle • January 4, 2022

A ferramenta certa para otimizar o trabalho e garantir a produtividade no Home Office.

Em questão de otimização de trabalho, o uso da ferramenta certa é fundamental.

Isto é verdade em absolutamente qualquer contexto de trabalho, mas, quando falamos em Home Office, essa pode ser uma questão vital, capaz de definir sucesso ou fracasso.

Alguns pontos como comunicação e organização entre os membros da equipe são ingredientes essenciais para desenvolver bons resultados.

Pode parecer um desafio quase impossível fazer com que esses dois pontos funcionem bem no Home Office, já que mesmo nos métodos de trabalho tradicionais, 100% presenciais, isso já é um grande problema.

Mas, por mais improvável que isso pareça, manter uma comunicação transparente e eficiente pode ser até mais simples no trabalho remoto do que no tradicional!

Hoje você vai entender como isso é possível e de que forma o Jira Service Management pode te ajudar nessa missão !

Como o Jira Service Management ajuda na otimização de Home Office?

O Jira Service Management é uma ferramenta poderosa que pode ajudar sua equipe a melhorar tanto no desenvolvimento de seu processo de trabalho, quanto nos seus resultados.

Ele permite que você acompanhe e gerencie as tarefas de sua equipe e projetos a partir de um único lugar — organizando tudo da forma mais prática e simples.

O Jira Service Management é perfeito para o Home Office porque permite manter sua equipe organizada e no caminho certo — sem importar em que canto do mundo eles estejam.

Ele também facilita a comunicação com sua equipe , para que todos possam se manter concentrados em seus objetivos.

Além de fazer integração com os outros produtos Atlassian, deixando a experiência dele ainda mais completa.

Veja abaixo algumas das principais vantagens do Jira Service Management, capazes de otimizar os resultados e facilitar a vida da equipe no Home Office.

Visualização e controle

Mesmo em um time pequeno, manter o controle sobre o que está sendo feito demanda um nível de esforço e tempo muito grandes.

Principalmente para as lideranças de equipe, uma das grandes vantagens entregues pelo Jira é a possibilidade de monitorar as atividades que estão sendo realizadas de forma simples e rápida, graças a sua plataforma colaborativa.

Através dela você é capaz de acompanhar quem está fazendo o quê , quantas tarefas então em fila e quais delas foram concluídas .

Outro benefício que a Jira Service Management oferece, é a capacidade de criar quadros interativos que têm suas atividades em ordem por status ou data, facilitando a visualização sobre as demandas em um único lugar.

Organização de fila de demandas

Além de ter uma visão geral sobre as demandas — conseguindo observar o que está em andamento, em espera, em aberto, etc. — é possível criar uma organização de filas personalizadas.

Nelas você poderá agrupar as solicitações de forma que facilite a organização do seu time.

Como muitos outros pontos do Jira, a parte de filas é completamente customizável .

Assim, permite que você e a sua equipe se organizem da forma que mais funciona para vocês, sem precisar seguir padrões e guias pré definidos, que muitas vezes não se enquadram nas suas reais necessidades.

Controle de SLA

O SLA —  Service Level Agreement ou Acordo de Nível de Serviço — é um contrato de simples entre você e o cliente (seja ele interno ou externo) que especifica os serviços que você fornecerá, o grau de resposta que pode ser esperado e como o desempenho será medido.

Ter SLAs bem definidos é essencial não apenas no gerenciamento de expectativas dos clientes, mas também para ajudar a orientar a sua equipe sobre quais problemas devem ser resolvidos e qual grau de prioridade de cada um  deles.

No Jira Service Management é possível colocar as definições de SLA, de acordo com cada cliente. Desta forma, quando visualizar o andamento das demandas, você poderá ver no controle do ticket, se o SLA está sendo cumprido ou não.

Autorizações

Dentro da área de controle de demandas, também é possível realizar aprovações de solicitações — como pedido de equipamento ou qualquer outro item ou ação que necessite da resposta do gestor —, diretamente no quadro do ticket.

Um ponto muito simples, mas capaz de economizar muito tempo que seria gasto em processos burocráticos desnecessários, como horas a fio respondendo e-mails e mais e-mails para autorizar uma simples solicitação de acesso, por exemplo.

Relatório

As opções de relatórios oferecidas pela Jira Service Management proporcionam uma grande ajuda no controle da desenvoltura do trabalho no Home Office, uma vez que elas permitem que você analise os dados de forma prática, apresentando padrões e insights.

Por exemplo, você pode gerar um relatório para mostrar o trabalho realizado durante uma semana, um mês ou qualquer outro período de tempo que seja de seu interesse.

Desta forma, torna-se muito mais fácil para as lideranças identificarem problemas e tomar medidas corretivas em tempo hábil.

Em resumo…

O Jira Service Management é uma grande aliada do trabalho em Home Office e, sem dúvidas, é a ferramenta certa para auxiliar na otimização de resultados da sua equipe — independente de onde, no mundo, os membros do seu time estejam trabalhando.

Com esta ferramenta, você pode:

          Visualizar e c ontrolar o fluxo de trabalho de sua equipe mais facilmente do que antes.

          Criar filas customizadas , de demandas, de uma forma interativa que facilite o desenvolvimento do processo de trabalho para toda a equipe.

          Gerar relatórios que apresentam padrões e insights sobre os dados coletados dentro das equipes dos Home Office.

          Tornar o processo de autorização de pedidos mais dinâmico, diminuindo o tempo gasto com burocracias desnecessárias.

Se quiser conhecer mais recursos e benefícios da ferramenta e entender como ela pode te ajudar a otimizar os resultados do seu time, confira esse artigo completo sobre Jira Service Managment.

Fale com a CSP Tech

.

Por Romildo Burguez 27 de janeiro de 2026
PwC 2026: 56% dos CEOs não veem retorno financeiro da IA. Entenda o que o dado revela e como transformar IA em receita e eficiência.
Por Romildo Burguez 26 de janeiro de 2026
Em 2026, BI virou operação: confiança, governança e sustentação para decisões rápidas e a base que prepara o terreno para IA.
sustentação de BI , produtividade em BI, governança reduz retrabalho e acelera decisões.
Por Romildo Burguez 23 de janeiro de 2026
IA não resolve dados bagunçados. Entenda por que sustentar BI com confiabilidade, semântica e governança reduz retrabalho e acelera decisões.
alocação de recursos em TI, mapeamento de horas, gestão de capacidade, planejamento de squads
Por Romildo Burguez 21 de janeiro de 2026
Projetos “andam”, mas o time não rende? Entenda por que mapear horas e capacidade mal gera atrasos, custos e retrabalho — e como ganhar previsibilidade.
Gestão de ativos no JSM: Assets + Rovo e o valor do Premium
Por Romildo Burguez 14 de janeiro de 2026
Profissional de TI analisa painéis e dados em tempo real, simbolizando a evolução da operação com Assets + Rovo no Jira Service Management.
Fluxo de trabalho em TI: por que a fila não diminui
Por Romildo Burguez 12 de janeiro de 2026
Entenda por que a sensação de “sempre atrasado” raramente é falta de pessoas — e como destravar o fluxo de trabalho em TI com ações práticas.
Shadow AI: controle de IA sem travar a inovação
Por Romildo Burguez 7 de janeiro de 2026
Entenda o que é Shadow AI, os custos ocultos e como criar governança mínima viável para reduzir risco , manter velocidade e a produtividade em empresas no Brasil.
Teamwork Collection + Rovo: trabalho conectado com IA
Por Romildo Burguez 7 de janeiro de 2026
Entenda como Teamwork Collection e Rovo conectam contexto, decisão e execução com IA — e como começar 2026 com governança desde o primeiro dia
Mulher com expressão de preocupação olhando para o celular em um escritório  decorado no fim do ano
Por Romildo Burguez 30 de dezembro de 2025
A inteligência artificial tornou esse tipo de golpe mais convincente e mais rápido de executar. Não é mais aquele e-mail cheio de erros ou aquela mensagem “quadrada” demais. Agora, o texto parece escrito por alguém do seu time. Nesse post você conhecerá método simples, direto e fácil de aplicar para não sofrer golpes.