11 diferenças entre Jira Data Center e Jira Cloud
Se esse artigo tivesse sido escrito há dez anos, estaríamos falando que a migração de armazenamento de sistemas para a nuvem colocaria a sua empresa a frente das demais e que com isso sua empresa poderia se destacar no mercado .
Hoje, falar de Cloud é oferecer aos clientes, funcionários e parceiros da sua empresa, a disponibilidade que todos esperam e já estão acostumados em suas vidas particulares.
Em tempos em que as ações precisam ser tomadas de forma cada vez mais rápida e precisa , é fundamental que eles tenham acesso a informações e sistemas que possibilitem um acesso rápido, seguro, sempre disponível e atualizado.
Empresas que, hoje, não possuem nenhum grau de armazenamento em nuvem em seus negócios, não podem dizer que são empresas em transformação digital. O armazenamento em nuvem não é mais considerado um diferencial, mas sim, um requisito básico e estratégico para o desenvolvimento e sucesso de um negócio , a médio e longo prazo.
Você já deve estar sabendo que, recentemente, a Atlassian , uma das maiores empresas de softwares colaborativos do mundo, presente e incentivando a inovação em mais de 200 mil empresas ao redor do mundo, anunciou que o foco prioritário da empresa será no desenvolvimento de tecnologias em cloud.
Para ajudar você a entender melhor o armazenamento em data-center e em cloud, criamos esse artigo.
Siga a leitura e descubra mais sobre o Jira Data Center e Jira Cloud e as 11 principais diferenças entre eles.
Vem com a gente!
Jira Data Center
O Jira Data Center é um modelo on-premise moderno, criado para facilitar o trabalho de equipes que necessitam de uma solução autogerenciada . Ao utilizar esse formato de armazenamento, a empresa possui o controle total do seu ambiente.
Suprindo assim, as necessidades específicas de empresas que desejam ou necessitam manter as soluções da Atlassian em seus próprios ambientes . Além, de poder contar com algumas vantagens importantes, principalmente, se sua empresa for de grande porte. Pois, esse modelo de solução foi pensado e desenvolvido com foco nas necessidades dessa categoria de empresas.
Jira Cloud
Como dissemos anteriormente, a Atlassian anunciou que o foco da empresa será no desenvolvimento de tecnologias em cloud . Mas, você não precisa se preocupar, pois, durante todo o processo de transição e migração, sua empresa poderá contar com todo suporte e apoio necessários, para que possíveis bugs e incidentes sejam evitados.
Com a nuvem, as empresas podem concentrar seus esforços em seus negócios, deixando o gerenciamento burocrático de lado e economizando recursos que hoje são destinados a demandas de infraestrutura e manutenção.
Além disso, o armazenamento em nuvem permite que os modelos de contratação sejam mais diversos , trazendo para sua empresa maior flexibilidade e agilidade em seus contratos. Algo que os contratos de modelos on-premise não conseguem oferecer devido a suas especificidades.
11 principais diferenças entre Jira On-premise e Jira Cloud
Abaixo, separamos para você uma lista, com as 11 principais diferenças entre os dois modelos de armazenamento. São elas:
Gerenciamento de projetos
No modelo On-premise, o gerenciamento de projetos é baseado no controle completo da empresa sobre o seu ambiente e a licença do software pode ser adquirida de forma anual e inclui a manutenção do serviço.
Já o Jira Cloud, possibilita que o controle dos processos seja realizado em um ambiente independente e também, que outras equipes possam trabalhar de forma integrada. Além de, uma experiência muito mais moderna e de máxima personalização e poder contar com uma biblioteca com vários modelos de projetos, como Scrum , Kanban e rastreamento de bugs.
Recursos do produto
O modelo on-premise possui uma usabilidade mais complexa, que incluem processos e fluxos que necessitam da autorização do administrador para realizar alterações.
No Jira Cloud, os usuários podem realizar autoatendimento quando estão com algum problema, de forma simplificada e sem a necessidade de um profissional de infraestrutura ou manutenção.
Além, de poder contar com listas de principais funcionalidades dispostas de forma simples e objetiva, que podem ser ativadas e desativadas com apenas um clique, alto nível de personalização, tornando os processos mais intuitivos e também com um sistema auxiliar de criação.
Automação Integrada
A automação dos processos no Data-center é realizada através de aplicativos disponíveis na loja da Atlassian.
O Jira Cloud possui mais opções de automação integrada e de forma mais acessível. Pois, dispõe de um conjunto de funções que podem ser aplicadas a um fluxo de trabalho para automatizar ações repetitivas, assim como, atribuir funções ou condições a um usuário e dispor de uma Biblioteca de automação bastante completa e atualizada.
Visualização de tarefas
No Jira Cloud a experiência de visualização de tarefas foi simplificada e aprimorada, permitindo a personalização dos campos e a marcação de campos de maior uso. Algo que não era possível no modelo on-premise.
Além disso, a transição de tópicos (workflow) pode ser realizada de forma mais simples e objetiva de dentro da visualização de cada tarefa e a adição de arquivos pode ser realizada com mais rapidez.
Novo Editor
O novo Editor da Atlassian, disponível no Jira Software Cloud, proporciona uma melhor experiência na edição de tópicos, pois, eles foram redesenhados para serem mais intuitivos e usados com maior facilidade, contando também com o uso de cards. Ao mesmo tempo, que mantém grande parte dos recursos oferecidos pelo modelo on-premise.
Inteligência Preditiva
Diferente do Jira Data Center, o Jira Cloud utiliza de Machine Learning para sugerir, de forma otimizada, para qual usuário deve ser atribuída determinada tarefa (ticket). Com um nível de assertividade de 86%, o Jira Cloud possibilita que o tempo gasto na busca por usuários, para quem atribuir a tarefa, seja menor, permitindo assim, que o processo de atribuição de tarefas seja mais rápido e assertivo.
Navegador de Tarefas
Com um navegador de tarefas atualizado, o Jira Cloud facilita a navegação por tarefas através da visualização em forma de tabela e com a opção de busca e de filtros.
Pesquisas
O processo de busca no Jira Data-center é realizado por correspondência básica de texto.
Já o Jira Cloud oferece o recurso de “Busca” com informações adicionais, para que a pesquisa realizada pelo usuário seja mais fácil e rápida. Oferecendo opções como: “tarefas recentemente vistas”, “boards”, “projetos”, “filtros” e “planos”. Além de permitir a busca por outros produtos ligados ao software, como: Confluence, Bitbucket, Opsgenie, etc. E disponibilizar o uso de JQL para buscas mais avançadas.
Roteiros
Tanto o Jira Data-center quanto o Jira Cloud oferecem Roteiros avançados para a criação de planos para várias equipes. A principal diferença entre os dois, é que o Jira Cloud oferece um recurso chamado Roadmaps, onde o usuário pode gerenciar o seu roteiro e seu planejamento interno em um só lugar, dando assim, maior visibilidade para as tarefas e projetos, facilitando a comunicação entre o time e os stakeholders e contribuindo para que todo time esteja na mesma página.
Além disso, esse novo recurso permite que o usuário crie relações entre épicos, marcado diretamente no roadmap e exporte informações ou dados para apresentações de forma simples e rápida.
Insights e relatórios ágeis
Tanto o Jira Data-center quanto o Jira Cloud oferecem diversos modelos de relatórios ágeis, permitindo que o usuário tenha acesso aos relatórios sobre métricas e performance em tempo real.
A diferença do Jira Cloud é que ele oferece Insights atualizados frequentemente com informações da comunidade, para fornecer melhores insights em boards e backlogs sobre a performance de cada time e assim contribuir para a tomada de decisões mais assertivas.
Encerramento do modelo on-premise
A Atlassian anunciou que irá encerrar o suporte do modelo Server em 15 de fevereiro de 2024. Mas, isso não quer dizer que as empresas que necessitam permanecer utilizando o modelo on-premise ou que desejam realizar a transição para a nuvem de forma mais lenta e gradual, precisem se preocupar. Pois, a Atlassian continua realizando a venda e fornecendo todo o suporte para o modelo on-premise.
E se a internet cair?
Essa é uma dúvida comum quando falamos em armazenamento em nuvem. Mas, não deve ser uma grande preocupação, pois, dependemos tanto da internet, que se a empresa estiver offline quase todos os setores das empresas estarão limitados e não só uma ferramenta ou recurso.
No cenário atual onde a internet dificilmente é um problema. Visto que cada vez mais, as empresas estão adotando o trabalho remoto, os prejuízos por ficar temporariamente offline são muito menores do que a empresa não investir em transformação digital e consequentemente, no armazenamento em nuvem.
Conclusão
Como vimos nesse artigo, o armazenamento em nuvem não é mais um diferencial e sim uma necessidade de empresas em transformação digital.
Sabemos que adotar ou migrar para novas soluções e ferramentas não é uma tarefa simples. Por isso, é fundamental investir em planejamento e poder contar com parcerias de qualidade para otimizar o processo e alcançar os objetivos desejados.
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