Ágil em Escala e Ágil Escalado: qual a diferença?
Já se passaram mais de 20 anos desde o lançamento do manifesto ágil . Seus valores e princípios já fazem parte do dia-a-dia de muitas equipes. Porém, times utilizando metodologias ágeis, são só uma parte da história.
O outro lado é mais amplo, pois, engloba a parte organizacional de uma empresa e apresenta novos desafios . Já é comprovada a eficácia da aplicação do ágil ao nível de equipe , mas, ao interagirem com outras equipes , se deparam com limitadores de desempenho .
Assim, escalar ágil tem se mostrado como um caminho cheio de possibilidades , para que todo o potencial de uma empresa seja realmente aproveitado.
Nesse texto você vai encontrar mais sobre:
- Ágil em escala e seus princípios;
- A necessidade de escalar ágil;
- Ágil escalado e opções de frameworks ;
- A diferença entre ágil em escala e ágil escalado, de forma didática e clara.
Vem com a gente!
O que é Ágil em Escala?
A palavra escala vem do latim, com origem na palavra escada . Dessa forma, ágil em escala , pode ser entendido como algo que foi aumentado, como um conjunto de times que utilizando a metodologia ágil para realizar a entrega de tarefas ou produtos .
Escalar ágil pode ser entendido, também, como levar a mentalidade ágil com seus princípios e práticas para além do nível da equipe ou do time . Aplicando a mentalidade e a metodologia ágil em toda a empresa .
Para que isso aconteça, é fundamental que uma mudança cultural e uma transformação em toda a empresa aconteça. Seguindo em direção a um ambiente mais entrosado e eficaz . Respondendo às demandas e mudanças do mercado de forma sólida, eficiente e rápida .
Alcançar agilidade em escala pode ser um grande desafio para as empresas . Mas, deve ser vista, também, como um caminho necessário para alcançar a eficiência dos negócios .
Abaixo, iremos apresentar os princípios fundamentais para aplicar a mentalidade ágil em escala.
Os 7 princípios do Ágil em Escala
Para que sua empresa possa escalar ágil da forma correta, alguns princípios essenciais e já estabelecidos, precisam ser seguidos.
São eles:
Mudanças na estrutura organizacional e nos papéis desempenhados pelos profissionais
Para que a cultura ágil seja implementada, é fundamental que a empresa passe a ter uma mentalidade ágil . Onde os papéis e as funções especializadas sejam realizados de forma eficaz e eficiente , contribuindo diretamente para o empoderamento da equipe , resolução rápida de problemas e agilidade diante da necessidade de mudanças .
Cadência nas entregas
É fundamental que os resultados e entregas, em todos os níveis , sejam cadenciados . Pois, é através da cadência nas entregas que a entrega final terá êxito . Potencializando assim, a percepção de valor da entrega final pelo cliente.
O foco da empresa e das entregas, deve ser sempre o cliente
As equipes e times precisam ser pensadas e formadas para atender as necessidades do cliente da melhor forma o possível .
Dependências e barreiras organizacionais devem ser resolvidas o mais rápido possível
É bastante comum no Ágil em Escala que existam processos de dependência no desenvolvimento. Por isso, é fundamental, que ao surgir problemas e barreiras, elas recebam todo o foco para poderem ser resolvidas quanto antes . Impedindo, assim, que a entrega final seja prejudicada.
Sincronização entre bottom up e top down
Independente do framework utilizado, é essencial que exista cooperação entre os profissionais do time, visto que, possuem um objetivo em comum , o sucesso do projeto ou produto . Por isso, é preciso sincronizar as iniciativas e atividades entre os tops down, os executivos e bottom up e os times de entrega.
Fluidez e Maturidade
A maturidade, assim como agilidade, leva tempo para serem conquistadas. Já a fluidez , pode ser encontrada de forma mais rápida se as mudanças forem expostas, passo a passo, de forma didática e individual, para cada uma das equipes .
Pensamento Lean e profissionais capacitados
O pensamento Lean e a presença de profissionais qualificados são essenciais para que a cultura ágil seja incorporada à empresa . Para isso, o ideal é buscar por formar de incrementar essa nova cultura, com profissionais, práticas, tecnologias, ferramentas e conhecimentos que sejam condizentes com a cultura que se busca construir.
Ágil escalado
Ágil escalado é uma expressão que indica o momento em uma empresa, onde práticas ágeis que já eram utilizadas por um determinado time, passam a ser escaladas para mais equipes ou times . Sendo, assim, a metodologia ágil passa a ser utilizada por mais profissionais, expandindo o pensamento ágil na empresa .
Opções de frameworks para ágil escalado
A melhor opção para a sua empresa, vai depender das necessidades e objetivos da mesma. O melhor caminho para realizar uma boa escolha, é conhecer as metodologias e ferramentas a fundo, para verificar qual delas melhor se adapta as necessidades, características e objetivos da empresa .
Atualmente, existem diversas opções de frameworks para ágil escalado no mercado, entre os principais podemos destacar:
- LeSS;
- Nexus;
- SAFe;
- Scrum@Scale.
Nexus
É um framework destinado para empresas pequenas que possuem entre 3 e 9 equipes Scrum. O Nexus possui uma curva de aprendizado baixa , facilitando a aprendizagem por parte dos profissionais e opções de integração com diversas ferramentas.
Less
O LeSS é um framework baseado no Scrum, mas tem sua aplicação focada no desenvolvimento em larga escala .
O princípio-chave desse framework, é a ideia de que para escalar práticas ágeis e criar uma cultura ágil em uma empresa, é fundamental que os princípios de agilidade sejam respeitados e seguidos . O LeSS está dividido em 2 níveis: LeSS Comum, para entre 2 e 8 equipes e LeSS-Huge para mais de 8 equipes.
SAFe
Atualmente o SAFe é uma das metodologias mais utilizadas no mercado para escalar o modelo ágil e tem como principal objetivo auxiliar grandes empresas a realizar transformações ágeis .
O SAFe é divido quatro diferentes níveis, são eles: Essential SAFe, Large Solution SAFe, Portifólio SAFe e Full SAFe. Atendendo, assim, as mais diversas necessidades de grandes empresas das mais variadas áreas .
Scrum@Scale
O Scrum@Scale é uma extensão da estrutura de Scrum , desenvolvida por Jeff Sutherland. Um dos seus principais objetivos, é possibilitar que empresas em crescimento consigam encontrar e alinhar um conjunto de objetivos em comum com suas equipes e times . Geralmente, ele é utilizado por empresas que já tiveram boas experiências com a metodologia Scrum e buscam implementar essa estrutura em toda a empresa.
Para saber mais sobre frameworks ágeis, separamos esses conteúdos que você pode gostar:
A necessidade de Escalar Ágil
Há alguns anos a adoção e aplicação de práticas ágeis era vista como algo revolucionário. Hoje, diante das mudanças constantes no mercado, essa prática se tornou essencial para empresas que buscam crescer . Escalar ágil é uma forma eficiente de criar uma cultura organizacional focada em eficiência e resultados otimizados.
Escalando ágil, sua empresa poderá suprir as lacunas existentes entre estratégia e execução , melhorando a colaboração entre os profissionais , e podendo mudar a direção, quando necessário, de forma rápida e eficaz .
Empresas resistentes a necessidade de escalar ágil, arriscam se tornarem incapazes de responder prontamente às mudanças do mercado , colocando em risco sua sobrevivência a longo prazo. Por isso, na atual conjuntura, trazer o ágil em escala para sua empresa deve ser visto como uma prioridade .
Mas, afinal…
Qual a diferença entre ágil em escala e ágil escalado?
De forma sucinta, a expressão “ ágil escalado ” é utilizada para se referir a práticas ágeis, que já eram utilizados por um determinado time, e que estão sendo escaladas para serem utilizadas por mais times ou equipes .
Já, a expressão “ ágil em escala ”, se refere a um conjunto de times ou equipes que utilizam práticas ágeis dentro de uma empresa ou organização , para entregar projetos ou produtos de valor em um ambiente complexo.
Está com dificuldade em escalar ágil em sua empresa?
Você pode contar com a ajuda dos nossos especialistas , clicando aqui !










