CSP Tech e Ipiranga:
Melhoria constante, agilidade e maior capacidade de adaptação
À medida que a Ipiranga foi crescendo ao longo dos anos, surgiram novos desafios que exigiram uma gestão mais eficiente para lidar com demandas cada vez mais amplas e diversificadas, além da necessidade de incorporar novas empresas.
CSP Tech e Ipiranga:
Melhoria constante, agilidade e maior capacidade de adaptação
À medida que a Ipiranga foi crescendo ao longo dos anos, surgiram novos desafios que exigiram uma gestão mais eficiente para lidar com demandas cada vez mais amplas e diversificadas, além da necessidade de incorporar novas empresas.
Desafios e Transformações:
Uma parceria Ipiranga e CSP Tech
Entendendo a TI como o principal responsável pelo suporte à evolução dos negócios, a Ipiranga viu o balanceamento entre novos projetos e a sustentação da operação como seu maior desafio. Para isso, precisava de uma consultoria com uma metodologia robusta que atendesse à complexidade de uma organização do porte da gigante brasileira de óleo e gás.
Nesta página, derivada de uma entrevista com a ex-CIO da Ipiranga, explore a implementação das melhorias nos serviços de TI da rede, com o auxílio da CSP Tech. Confira!

Desafios enfrentados pela Ipiranga
A Ipiranga sempre foi uma empresa inovadora, o que lhe permitiu crescer e se consolidar no mercado brasileiro. No entanto, esse crescimento trouxe o desafio de gerenciar demandas cada vez maiores e mais diversificadas, incluindo a aquisição de outras empresas.
Segundo a ex-CIO da Ipiranga Produtos de Petróleo, as principais dificuldades enfrentadas ao iniciar a parceria com a CSP Tech foram:
- Adaptar processos à nova estrutura organizacional;
- Aumentar a agilidade no atendimento de demandas internas;
- Melhorar a produtividade estabilizando as demandas de projetos e sustentação;
- Estabelecer um padrão de acionamento sem impactar o cotidiano das empresas adquiridas;
- Compreender as demandas dos diferentes setores e encontrar equilíbrio;
- Garantir maior efetividade no sistema de Business Intelligence (BI).
Desafios enfrentados pela Ipiranga
A Ipiranga sempre foi uma empresa inovadora, o que lhe permitiu crescer e se consolidar no mercado brasileiro. No entanto, esse crescimento trouxe o desafio de gerenciar demandas cada vez maiores e mais diversificadas, incluindo a aquisição de outras empresas.
Segundo a ex-CIO da Ipiranga Produtos de Petróleo, as principais dificuldades enfrentadas ao iniciar a parceria com a CSP Tech foram:
- Adaptar processos à nova estrutura organizacional;
- Aumentar a agilidade no atendimento de demandas internas;
- Melhorar a produtividade estabilizando as demandas de projetos e sustentação;
- Estabelecer um padrão de acionamento sem impactar o cotidiano das empresas adquiridas;
- Compreender as demandas dos diferentes setores e encontrar equilíbrio;
- Garantir maior efetividade no sistema de Business Intelligence (BI).

Como foi estabelecida a parceria entre a Ipiranga e a CSP Tech?
A ex-CIO da Ipiranga relata que a principal preocupação na época foi encontrar uma consultoria que fosse uma verdadeira parceira da empresa. Ela necessitava de uma empresa que entendesse a complexidade do escopo e trabalhasse em conjunto para encontrar as melhores soluções.
Assim, foi necessário delimitar um escopo inicial para alcançar as melhorias necessárias. Os dois principais pontos que se destacaram nesta decisão foram:
Como foi estabelecida a parceria entre a Ipiranga e a CSP Tech?
A ex-CIO da Ipiranga relata que a principal preocupação na época foi encontrar uma consultoria que fosse uma verdadeira parceira da empresa. Ela necessitava de uma empresa que entendesse a complexidade do escopo e trabalhasse em conjunto para encontrar as melhores soluções.
Assim, foi necessário delimitar um escopo inicial para alcançar as melhorias necessárias. Os dois principais pontos que se destacaram nesta decisão foram:

Foco da consultoria
A estratégia adotada consistiu em focar em um serviço de cada vez. Embora várias áreas precisassem de apoio, a segmentação na atuação da consultoria foi essencial para explorar ao máximo as possibilidades de melhoria antes de replicar o modelo em outras áreas e unidades de negócio.

Particularidades do dia-a-dia
A Ipiranga tem uma estrutura robusta e diversificada. Assim, cada empresa do grupo possui demandas e processos específicos. Foi, portanto, necessário compreender os diferentes perfis e fazer ajustes nos desenhos das soluções, de forma a atender cada um de maneira o mais unificada possível.

Foco da consultoria
A estratégia adotada consistiu em focar em um serviço de cada vez. Embora várias áreas precisassem de apoio, a segmentação na atuação da consultoria foi essencial para explorar ao máximo as possibilidades de melhoria antes de replicar o modelo em outras áreas e unidades de negócio.

Particularidades do dia-a-dia
A Ipiranga tem uma estrutura robusta e diversificada. Assim, cada empresa do grupo possui demandas e processos específicos. Foi, portanto, necessário compreender os diferentes perfis e fazer ajustes nos desenhos das soluções, de forma a atender cada um de maneira o mais unificada possível.
Quais foram os problemas superados com a consultoria da CSP Tech?
Apesar de ainda haver muito trabalho pela frente, alguns pontos já foram resolvidos ou aprimorados desde o início da parceria, há cerca de 21 anos.

Equilíbrio entre projetos e sustentação
Falta de comunicação clara e aberta entre liderança e funcionários, resultando em falta de clareza sobre expectativas, objetivos e feedback inadequados.

Padronização de processos
O acionamento dos profissionais do setor de TI foi padronizado, permitindo um melhor gerenciamento das demandas, especialmente do ponto de vista da macro gestão. A implementação de metodologias ITIL, a incorporação da documentação como parte da rotina e o aprofundamento constante no conhecimento por parte dos profissionais tornaram o cotidiano mais leve, eficaz e produtivo.

Agilidade na tomada de decisão
De acordo com a ex-CIO da Ipiranga, o formato de parceria estabelecido entre as duas empresas resultou em ganhos significativos na rapidez de resolução de problemas. A prestação de um serviço híbrido, com atendimento tanto local quanto remoto, permitiu que a CSP Tech encontrasse um ponto de equilíbrio que se ajusta às variações no volume de atendimentos.
Quais foram os problemas superados com a consultoria da CSP Tech?
Apesar de ainda haver muito trabalho pela frente, alguns pontos já foram resolvidos ou aprimorados desde o início da parceria, há cerca de 21 anos.

Equilíbrio entre projetos e sustentação
Falta de comunicação clara e aberta entre liderança e funcionários, resultando em falta de clareza sobre expectativas, objetivos e feedback inadequados.

Padronização de processos
O acionamento dos profissionais do setor de TI foi padronizado, permitindo um melhor gerenciamento das demandas, especialmente do ponto de vista da macro gestão. A implementação de metodologias ITIL, a incorporação da documentação como parte da rotina e o aprofundamento constante no conhecimento por parte dos profissionais tornaram o cotidiano mais leve, eficaz e produtivo.

Agilidade na tomada de decisão
De acordo com a ex-CIO da Ipiranga, o formato de parceria estabelecido entre as duas empresas resultou em ganhos significativos na rapidez de resolução de problemas. A prestação de um serviço híbrido, com atendimento tanto local quanto remoto, permitiu que a CSP Tech encontrasse um ponto de equilíbrio que se ajusta às variações no volume de atendimentos.
O que faz da relação com a CSP Tech uma parceria de sucesso?
O que faz da relação com a CSP Tech uma parceria de sucesso?

"Uma parceria de sucesso requer um esforço mútuo entre os envolvidos.
Quando um dos lados se esforça mais que o outro, isso pode acabar sendo prejudicial. Portanto, é essencial que tanto a empresa contratante quanto a consultoria contratada tirem proveito da situação, bastando trabalharem em conjunto!"
- Ex-CIO da Ipiranga Produtos de Petróleo


"Uma parceria de sucesso requer um esforço mútuo entre os envolvidos.
Quando um dos lados se esforça mais que o outro, isso pode acabar sendo prejudicial. Portanto, é essencial que tanto a empresa contratante quanto a consultoria contratada tirem proveito da situação, bastando trabalharem em conjunto!"
- Ex-CIO da Ipiranga Produtos de Petróleo

Ela também citou diferenciais relevantes como:
- Respeito às características de diversidade da empresa;
- Análise individualizada de cenários na definição dos processos;
- Visão ampla dos impactos nos demais envolvidos, buscando minimizá-los;
- Busca pela melhoria constante;
- Escuta ativa e grande disposição em ajudar.
Esse case de sucesso da CSP Tech com a Ipiranga mostra como a postura da empresa parceira é fundamental para o alcance dos objetivos propostos!
Mesmo existindo inúmeras consultorias de TI que prestam serviços de suporte e desenvolvimento disponíveis no mercado, o que define qual delas será a parceira ideal para o seu negócio são os conhecimentos técnicos, capacidade de proporcionar as soluções mais adequadas ao seu caso e acima de tudo: manter sempre uma relação próxima.
Ela também citou diferenciais relevantes como:
- Respeito às características de diversidade da empresa;
- Análise individualizada de cenários na definição dos processos;
- Visão ampla dos impactos nos demais envolvidos, buscando minimizá-los;
- Busca pela melhoria constante;
- Escuta ativa e grande disposição em ajudar.
Esse case de sucesso da CSP Tech com a Ipiranga mostra como a postura da empresa parceira é fundamental para o alcance dos objetivos propostos!
Mesmo existindo inúmeras consultorias de TI que prestam serviços de suporte e desenvolvimento disponíveis no mercado, o que define qual delas será a parceira ideal para o seu negócio são os conhecimentos técnicos, capacidade de proporcionar as soluções mais adequadas ao seu caso e acima de tudo: manter sempre uma relação próxima.