Entenda o que são os 5 Vs do Big Data e como utilizá-los para otimizar os seus resultados

Jéssica Campos • April 12, 2022

A partir do uso do Big Data podem ser identificados padrões, tendências e associações , especialmente relacionadas às interações entre pessoas, lugares e coisas.

Em outras palavras, a análise de Big Data pode ser usada para monitorar o comportamento do consumidor, prever tendências de mercado e identificar novas oportunidades de negócios e parcerias.

Quando o Big Data é bem utilizado, ele é a mina de ouro para que as decisões estratégicas sejam desenhadas de forma muito mais assertiva!

Além de ser uma das formas mais efetivas e seguras para aumentar a eficiência e reduzir os custos.

Os primeiros passos para que você compreenda e comece a utilizar essa ferramenta de forma realmente eficiente, é entendendo os 5 Vs do Big Data , que são:

  1. V olume
  2. V elocity — Velocidade
  3. V ariety — Variedade
  4. V eracity — Veracidade
  5. V alue — Valor

No post de hoje vamos falar mais a fundo sobre cada um dos 5Vs,  como eles funcionam e como você pode utilizar Big Data para ter resultados ainda melhores!

Vamos lá!

Os 5 Vs do Big Data

Volume

O Big Data é, sobretudo, caracterizado pelo seu grande volume de dados.

Os dados podem estar em diversos formatos, como texto, números, imagens ou vídeos.

Eles são gerados a cada segundo por meio de nossas interações na internet, nas redes sociais, no trabalho, em casa etc.

Segundo pesquisa da Domo , até julho de 2021, mais de 5.17 bilhões de pessoas já tinham acesso à internet no mundo todo — mais de 65% da população mundial.

Para ter uma ideia um pouco mais clara do que isso representa, veja abaixo alguns outros dados apresentados na mesma pesquisa:

A cada 1 minuto:

65 mil fotos são publicadas no Instagram

5.7 milhões de pesquisas são feitas no Google

+ de US$ 283.000,00 são gastos na Amazon

575 mil posts são feitos no Twitter

Esses são apenas 4 das milhões de plataformas que estão gerando dados na internet, a todo o tempo!

Como consequência, o Big Data cresce a uma velocidade inimaginável, gerando um volume absurdo de informações que, se bem utilizadas, podem levar os seus resultados a patamares incríveis.

Velocity — Velocidade

Não é apenas o volume de dados que é grande… isso tudo acontece e é registrado em uma velocidade absurdamente alta.

Isso significa que os dados estão em constante movimento e mutação, o que pode tornar a análise dos mesmos muito mais complexa — mas também, muito mais valiosa.

Como tudo acontece em tempo real, é como se você tivesse em mãos a possibilidade de ler a mente de seu cliente. 

Você pode estar ciente das suas necessidades, desejos e intenções em tempo real, o que vai te permitir tomar decisões de forma muito mais acertadas.

Variety — Variedade

Os dados são gerados de diversas formas e em diversos lugares, por meio das interações nas mais diversas plataformas.

Isso significa que os dados estão disponíveis em uma grande variedade de formatos, incluindo texto, números, imagens e vídeos.

Além da variedade de formatos, também há uma grande variedade de fontes de dados.

Os dados podem ser gerados por meio das interações nas redes sociais, das compras realizadas em e-commerce, das pesquisas na internet, dos acessos a sites e blogs, dos dados do GPS, entre outras fontes.

Veracity — Veracidade

Uma das maiores preocupações com Big Data é a veracidade dos dados.

Como os dados são gerados de forma automática, há o risco de que existam erros e/ou informações incorretas.

Isso pode levar a consequências muito graves, como a tomada de decisões erradas.

Por isso, é tão importante que os dados sejam bem tratados e analisados, de forma a garantir que as informações sejam o mais precisas possível.

Value — Valor

Por fim, Big Data também é caracterizado pelo seu grande potencial de geração de valor.

Os dados são extremamente valiosos, pois podem ser usados para otimizar processos, reduzir custos, aumentar a eficiência, melhorar a produtividade etc.

Além disso, os dados podem ser usados para criar novos produtos e serviços, o que pode gerar uma grande vantagem competitiva.

Como começar a utilizar o Big Data na sua empresa?

Como você pode ver nesta publicação do google developers , um bom processo de análise do Big Data abrange não apenas aspectos técnicos, mas também deve ter processos bem definidos e ser desenvolvido uma boa mentalidade voltada para a análise.

Apesar do que pode parecer, por ser um conceito um tanto abstrato, a preparação da empresa para que o Big Data comece a ser usado de maneira correta não é uma tarefa tão complexa.

— Mas também é importante que ela não seja subestimada!

Existem 5 passos que podem te ajudar a iniciar a sua preparação de forma prática e mais simples! Veja abaixo:

Essas etapas funcionam como um direcionamento, não uma regra!

Você pode — e deve — adaptar cada uma dessas sugestões para a sua realidade.

Sem dúvidas, é muito mais simples seguir um caminho já validado — pelo menos no início. Então, quando já souber os passos iniciais bem, é possível fazer adaptações e ajustes com muito mais clareza.

Tenha a Data Quality sempre em foco!

Ter uma enorme quantidade de dados não é o mais importante. Como você já pode ver nos Vs de Valor e Veracidade dos dados, a qualidade importa — e muito!

De forma bem prática, o campo de atenção a este ponto se chama justamente Data Quality — qualidade de dados.

A importância dessa questão é óbvia e muito simples de ser compreendida, mas saber Como avaliar a qualidade dos dados que você tem ou Como Aplicar o Data Quality pode não ser uma tarefa assim tão lógica…

Existem 6 pontos que servem de parâmetro básico para a avaliação dos dados.

São eles:

  • Precisão;
  • Completude;
  • Consistência;
  • Validade;
  • Exclusividade;
  • Oportunidade.

Já para a aplicação do Data Quality , existem vários métodos diferentes — e válidos —, por isso, é importante que você utilize e teste qual mais se encaixa na sua realidade.

Mas, aqui vai um bom norte em apenas 4 etapas para te ajudar nos primeiros passos dessa aplicação:

  1. Determine quais dados são realmente essenciais para atingir as metas que você busca.
  2. Faça uma limpeza detalhada dos dados coletados.
  3. Com os dados essenciais identificados e limpos, faça o refinamento destes dados, identificando exatamente como eles se encaixam em cada uma das estratégias e metas que você tem.
  4. Sempre mantenha  um registro detalhado da eficácia e da qualidade dos dados já selecionados para, a partir destes, desenhar novas metas e objetivos com maior clareza e segurança.

Quer entender melhor o que é data Quality e quais os seus benefícios diretos? Então é só clicar Aqui para acessar o conteúdo completo !

Como o Big Data pode alavancar os resultados?

Existem diversas vantagens que ele pode oferecer, mas aqui vamos destacar as 5 principais áreas que têm se beneficiado diretamente com as otimizações proporcionadas por  um Big Data Analytics eficiente.

Com a análise de diversos dados, é possível ter uma base sólida para tomar decisões que reduzam ou até mesmo eliminem riscos.

Isso pode ser muito útil em setores que lidam com questões financeiras, mas também é aplicável a outras áreas.

A análise de Big Data também é uma grande aliada da inovação. Isso porque, com ela, é possível identificar padrões e, assim, criar soluções mais eficientes para problemas que ainda não foram solucionados.

Além disso, a inovação também pode surgir a partir da criação de novos produtos e serviços, com base nas demandas identificadas pelas análises. Com a análise de Big Data, é possível identificar lacunas de mercado que podem ser exploradas pelas suas empresas.

Isso significa que você pode oferecer produtos e serviços para um nicho que ainda não está sendo atendido pelo mercado.

  • Otimização de processos

A análise de Big Data também pode ser muito útil para otimizar processos. Com ela, é possível identificar gargalos nos processos e, assim, tomar as medidas necessárias para melhorar a eficiência.

Além disso, a otimização de processos pode gerar economia de custos, já que é  possível eliminar etapas desnecessárias e otimizar  o uso de recursos.

A análise de Big Data também pode ser muito útil para melhorar a experiência do cliente.

Isso porque, com ela, é possível identificar o que os clientes querem e, assim, oferecer produtos e serviços mais personalizados.

Além disso, também é possível analisar o que os clientes não estão gostando e trabalhar para melhorar a experiência com a sua marca.

Por fim, mas não menos importante, a análise Big Data também pode auxiliar e trazer um nível de segurança muito maior na tomada de decisões.

Isso por que, antes de tomar qualquer decisão, você pode analisar os resultados esperados e, assim, diminuir o risco de erros.

Além disso, esse tipo de análise também permite que você compare diferentes cenários e escolha aquele que oferece os melhores resultados para a sua empresa — o que pode ser decisivo para o sucesso dos seus negócios. Quer descobrir mais detalhes sobre como a análise do Big Data pode alavancar a sua empresa ? Basta clicar aqui para acessar o conteúdo completo sobre Big Data Analytics.

Fale com a CSP Tech

.

Por Romildo Burguez 27 de janeiro de 2026
PwC 2026: 56% dos CEOs não veem retorno financeiro da IA. Entenda o que o dado revela e como transformar IA em receita e eficiência.
Por Romildo Burguez 26 de janeiro de 2026
Em 2026, BI virou operação: confiança, governança e sustentação para decisões rápidas e a base que prepara o terreno para IA.
sustentação de BI , produtividade em BI, governança reduz retrabalho e acelera decisões.
Por Romildo Burguez 23 de janeiro de 2026
IA não resolve dados bagunçados. Entenda por que sustentar BI com confiabilidade, semântica e governança reduz retrabalho e acelera decisões.
alocação de recursos em TI, mapeamento de horas, gestão de capacidade, planejamento de squads
Por Romildo Burguez 21 de janeiro de 2026
Projetos “andam”, mas o time não rende? Entenda por que mapear horas e capacidade mal gera atrasos, custos e retrabalho — e como ganhar previsibilidade.
Gestão de ativos no JSM: Assets + Rovo e o valor do Premium
Por Romildo Burguez 14 de janeiro de 2026
Profissional de TI analisa painéis e dados em tempo real, simbolizando a evolução da operação com Assets + Rovo no Jira Service Management.
Fluxo de trabalho em TI: por que a fila não diminui
Por Romildo Burguez 12 de janeiro de 2026
Entenda por que a sensação de “sempre atrasado” raramente é falta de pessoas — e como destravar o fluxo de trabalho em TI com ações práticas.
Shadow AI: controle de IA sem travar a inovação
Por Romildo Burguez 7 de janeiro de 2026
Entenda o que é Shadow AI, os custos ocultos e como criar governança mínima viável para reduzir risco , manter velocidade e a produtividade em empresas no Brasil.
Teamwork Collection + Rovo: trabalho conectado com IA
Por Romildo Burguez 7 de janeiro de 2026
Entenda como Teamwork Collection e Rovo conectam contexto, decisão e execução com IA — e como começar 2026 com governança desde o primeiro dia
Mulher com expressão de preocupação olhando para o celular em um escritório  decorado no fim do ano
Por Romildo Burguez 30 de dezembro de 2025
A inteligência artificial tornou esse tipo de golpe mais convincente e mais rápido de executar. Não é mais aquele e-mail cheio de erros ou aquela mensagem “quadrada” demais. Agora, o texto parece escrito por alguém do seu time. Nesse post você conhecerá método simples, direto e fácil de aplicar para não sofrer golpes.