Entenda o que são os 5 Vs do Big Data e como utilizá-los para otimizar os seus resultados
A partir do uso do Big Data podem ser identificados padrões, tendências e associações , especialmente relacionadas às interações entre pessoas, lugares e coisas.
Em outras palavras, a análise de Big Data pode ser usada para monitorar o comportamento do consumidor, prever tendências de mercado e identificar novas oportunidades de negócios e parcerias.
Quando o Big Data é bem utilizado, ele é a mina de ouro para que as decisões estratégicas sejam desenhadas de forma muito mais assertiva!
Além de ser uma das formas mais efetivas e seguras para aumentar a eficiência e reduzir os custos.
Os primeiros passos para que você compreenda e comece a utilizar essa ferramenta de forma realmente eficiente, é entendendo os 5 Vs do Big Data , que são:
- V olume
- V elocity — Velocidade
- V ariety — Variedade
- V eracity — Veracidade
- V alue — Valor
No post de hoje vamos falar mais a fundo sobre cada um dos 5Vs, como eles funcionam e como você pode utilizar Big Data para ter resultados ainda melhores!
Vamos lá!
Os 5 Vs do Big Data
Volume
O Big Data é, sobretudo, caracterizado pelo seu grande volume de dados.
Os dados podem estar em diversos formatos, como texto, números, imagens ou vídeos.
Eles são gerados a cada segundo por meio de nossas interações na internet, nas redes sociais, no trabalho, em casa etc.
Segundo pesquisa da Domo , até julho de 2021, mais de 5.17 bilhões de pessoas já tinham acesso à internet no mundo todo — mais de 65% da população mundial.
Para ter uma ideia um pouco mais clara do que isso representa, veja abaixo alguns outros dados apresentados na mesma pesquisa:
A cada 1 minuto:
65 mil fotos são publicadas no Instagram
5.7 milhões de pesquisas são feitas no Google
+ de US$ 283.000,00 são gastos na Amazon
575 mil posts são feitos no Twitter
Esses são apenas 4 das milhões de plataformas que estão gerando dados na internet, a todo o tempo!
Como consequência, o Big Data cresce a uma velocidade inimaginável, gerando um volume absurdo de informações que, se bem utilizadas, podem levar os seus resultados a patamares incríveis.
Velocity — Velocidade
Não é apenas o volume de dados que é grande… isso tudo acontece e é registrado em uma velocidade absurdamente alta.
Isso significa que os dados estão em constante movimento e mutação, o que pode tornar a análise dos mesmos muito mais complexa — mas também, muito mais valiosa.
Como tudo acontece em tempo real, é como se você tivesse em mãos a possibilidade de ler a mente de seu cliente.
Você pode estar ciente das suas necessidades, desejos e intenções em tempo real, o que vai te permitir tomar decisões de forma muito mais acertadas.
Variety — Variedade
Os dados são gerados de diversas formas e em diversos lugares, por meio das interações nas mais diversas plataformas.
Isso significa que os dados estão disponíveis em uma grande variedade de formatos, incluindo texto, números, imagens e vídeos.
Além da variedade de formatos, também há uma grande variedade de fontes de dados.
Os dados podem ser gerados por meio das interações nas redes sociais, das compras realizadas em e-commerce, das pesquisas na internet, dos acessos a sites e blogs, dos dados do GPS, entre outras fontes.
Veracity — Veracidade
Uma das maiores preocupações com Big Data é a veracidade dos dados.
Como os dados são gerados de forma automática, há o risco de que existam erros e/ou informações incorretas.
Isso pode levar a consequências muito graves, como a tomada de decisões erradas.
Por isso, é tão importante que os dados sejam bem tratados e analisados, de forma a garantir que as informações sejam o mais precisas possível.
Value — Valor
Por fim, Big Data também é caracterizado pelo seu grande potencial de geração de valor.
Os dados são extremamente valiosos, pois podem ser usados para otimizar processos, reduzir custos, aumentar a eficiência, melhorar a produtividade etc.
Além disso, os dados podem ser usados para criar novos produtos e serviços, o que pode gerar uma grande vantagem competitiva.
Como começar a utilizar o Big Data na sua empresa?
Como você pode ver nesta publicação do google developers , um bom processo de análise do Big Data abrange não apenas aspectos técnicos, mas também deve ter processos bem definidos e ser desenvolvido uma boa mentalidade voltada para a análise.
Apesar do que pode parecer, por ser um conceito um tanto abstrato, a preparação da empresa para que o Big Data comece a ser usado de maneira correta não é uma tarefa tão complexa.
— Mas também é importante que ela não seja subestimada!
Existem 5 passos que podem te ajudar a iniciar a sua preparação de forma prática e mais simples! Veja abaixo:
Essas etapas funcionam como um direcionamento, não uma regra!
Você pode — e deve — adaptar cada uma dessas sugestões para a sua realidade.
Sem dúvidas, é muito mais simples seguir um caminho já validado — pelo menos no início. Então, quando já souber os passos iniciais bem, é possível fazer adaptações e ajustes com muito mais clareza.
Você pode ver o detalhamento de cada um destes 5 passos Clicando Aqui, para acessar o post completo sobre como preparar a sua empresa para o uso do Big Data.
Tenha a Data Quality sempre em foco!
Ter uma enorme quantidade de dados não é o mais importante. Como você já pode ver nos Vs de Valor e Veracidade dos dados, a qualidade importa — e muito!
De forma bem prática, o campo de atenção a este ponto se chama justamente Data Quality — qualidade de dados.
A importância dessa questão é óbvia e muito simples de ser compreendida, mas saber Como avaliar a qualidade dos dados que você tem ou Como Aplicar o Data Quality pode não ser uma tarefa assim tão lógica…
Existem 6 pontos que servem de parâmetro básico para a avaliação dos dados.
São eles:
- Precisão;
- Completude;
- Consistência;
- Validade;
- Exclusividade;
- Oportunidade.
Já para a aplicação do Data Quality , existem vários métodos diferentes — e válidos —, por isso, é importante que você utilize e teste qual mais se encaixa na sua realidade.
Mas, aqui vai um bom norte em apenas 4 etapas para te ajudar nos primeiros passos dessa aplicação:
- Determine quais dados são realmente essenciais para atingir as metas que você busca.
- Faça uma limpeza detalhada dos dados coletados.
- Com os dados essenciais identificados e limpos, faça o refinamento destes dados, identificando exatamente como eles se encaixam em cada uma das estratégias e metas que você tem.
- Sempre mantenha um registro detalhado da eficácia e da qualidade dos dados já selecionados para, a partir destes, desenhar novas metas e objetivos com maior clareza e segurança.
Quer entender melhor o que é data Quality e quais os seus benefícios diretos? Então é só clicar Aqui para acessar o conteúdo completo !
Como o Big Data pode alavancar os resultados?
Existem diversas vantagens que ele pode oferecer, mas aqui vamos destacar as 5 principais áreas que têm se beneficiado diretamente com as otimizações proporcionadas por um Big Data Analytics eficiente.
Com a análise de diversos dados, é possível ter uma base sólida para tomar decisões que reduzam ou até mesmo eliminem riscos.
Isso pode ser muito útil em setores que lidam com questões financeiras, mas também é aplicável a outras áreas.
A análise de Big Data também é uma grande aliada da inovação. Isso porque, com ela, é possível identificar padrões e, assim, criar soluções mais eficientes para problemas que ainda não foram solucionados.
Além disso, a inovação também pode surgir a partir da criação de novos produtos e serviços, com base nas demandas identificadas pelas análises. Com a análise de Big Data, é possível identificar lacunas de mercado que podem ser exploradas pelas suas empresas.
Isso significa que você pode oferecer produtos e serviços para um nicho que ainda não está sendo atendido pelo mercado.
- Otimização de processos
A análise de Big Data também pode ser muito útil para otimizar processos. Com ela, é possível identificar gargalos nos processos e, assim, tomar as medidas necessárias para melhorar a eficiência.
Além disso, a otimização de processos pode gerar economia de custos, já que é possível eliminar etapas desnecessárias e otimizar o uso de recursos.
A análise de Big Data também pode ser muito útil para melhorar a experiência do cliente.
Isso porque, com ela, é possível identificar o que os clientes querem e, assim, oferecer produtos e serviços mais personalizados.
Além disso, também é possível analisar o que os clientes não estão gostando e trabalhar para melhorar a experiência com a sua marca.
- Tomada de decisão embasada em dados
Por fim, mas não menos importante, a análise Big Data também pode auxiliar e trazer um nível de segurança muito maior na tomada de decisões.
Isso por que, antes de tomar qualquer decisão, você pode analisar os resultados esperados e, assim, diminuir o risco de erros.
Além disso, esse tipo de análise também permite que você compare diferentes cenários e escolha aquele que oferece os melhores resultados para a sua empresa — o que pode ser decisivo para o sucesso dos seus negócios. Quer descobrir mais detalhes sobre como a análise do Big Data pode alavancar a sua empresa ? Basta clicar aqui para acessar o conteúdo completo sobre Big Data Analytics.







