Entenda as diferenças entre Business Intelligence e Business Analytics e saiba como usá-los

Wagner Hörlle • March 16, 2021

Você já ouviu falar sobre business intelligence e business analytics? Mesmo que esses dois conceitos estejam sendo amplamente discutidos e divulgados, a verdade é que muitos gestores desconhecem as diferenças entre ambos.

Já existe uma máxima no mercado que diz que os dados são o novo petróleo. Porém, poucas empresas estão investindo na extração desse ouro digital a ponto de gerar valor e crescimento.

Neste post, queremos mostrar para você, gestor, quais são as principais diferenças entre essas duas ferramentas e como aplicá-las da melhor forma para conseguir resultados surpreendentes em sua empresa. Boa leitura!

Quais as diferenças entre business intelligence e business analytics?

Mesmo que os conceitos acabem se confundindo, são duas ferramentas diferentes e ambas têm um papel fundamental para as organizações. Mas, antes de falar da importância, precisamos entender o contexto de utilização de cada uma delas.

O Business Intelligence

O business intelligence, também conhecido como BI, abarca uma série de plataformas e soluções, tendo um foco principal voltado para a inteligência de negócios, ou seja, planejamento estratégico.

Por meio do acompanhamento de vários indicadores e KPIs, os gestores podem verificar se as metas e objetivos traçados para a companhia estão realmente sendo alcançados.

Utilizando o BI , é possível definir como será realizada a coleta de dados para posterior utilização nas estratégias internas e externas da empresa. Isso traz confiabilidade e eficácia das tomadas de decisão.

O Business Analytics

O BA, ou business analytics, é uma ferramenta mais focada em análise preditiva por meio da coleta e processamento de dados, permitindo construir modelos futuros de mercado.

Um software de BA pode utilizar-se de uma série de dados brutos, coletados interna e externamente para auxiliar na construção de predições acerca do mercado ou, até mesmo, das condições da própria empresa.

É por meio dessa ferramenta que surgem as noções quantitativas e qualitativas e os relatórios, que permitem um melhor controle sobre os rumos futuros da empresa, buscando oportunidades de negócios.

Como relacionar BI a BA?

Como você pode perceber, ambas as ferramentas têm a sua utilização dentro do mundo corporativo. O BI permite visualizar a situação atual da empresa e verificar o cumprimento de metas, enquanto o BA garante traçar esses mesmos objetivos.

Dessa forma, podemos afirmar que ambas as ferramentas não são substitutivas, mas sim complementares, permitindo assim uma gestão muito mais estratégica. Ou seja, caso você já tenha uma solução de BI hoje, não é preciso deixar de utilizá-la, podendo deixar as soluções trabalhando em conjunto para obter melhores resultados.

Vale a pena investir em Business Intelligence e Business Analytics?

Toda tecnologia exige investimentos, o que não é diferente quando falamos em BI e BA. Porém, o retorno aqui é garantindo por meio de uma gestão muito mais eficaz e baseada em dados.

O ideal é iniciar a implementação pelo BI, pois se trata de uma ferramenta mais simples e permite uma organização rápida dos dados e coletas. Após algum tempo de adaptação, pode-se passar para o uso de uma solução de BA como complemento.

Ao finalizar a leitura deste post, esperamos que você possa ter compreendido não apenas a diferença entre business intelligence e business analytics, mas também como os dois são importantes no mundo corporativo.

Fale com a CSP Tech

.

Por Romildo Burguez 27 de janeiro de 2026
PwC 2026: 56% dos CEOs não veem retorno financeiro da IA. Entenda o que o dado revela e como transformar IA em receita e eficiência.
Por Romildo Burguez 26 de janeiro de 2026
Em 2026, BI virou operação: confiança, governança e sustentação para decisões rápidas e a base que prepara o terreno para IA.
sustentação de BI , produtividade em BI, governança reduz retrabalho e acelera decisões.
Por Romildo Burguez 23 de janeiro de 2026
IA não resolve dados bagunçados. Entenda por que sustentar BI com confiabilidade, semântica e governança reduz retrabalho e acelera decisões.
alocação de recursos em TI, mapeamento de horas, gestão de capacidade, planejamento de squads
Por Romildo Burguez 21 de janeiro de 2026
Projetos “andam”, mas o time não rende? Entenda por que mapear horas e capacidade mal gera atrasos, custos e retrabalho — e como ganhar previsibilidade.
Gestão de ativos no JSM: Assets + Rovo e o valor do Premium
Por Romildo Burguez 14 de janeiro de 2026
Profissional de TI analisa painéis e dados em tempo real, simbolizando a evolução da operação com Assets + Rovo no Jira Service Management.
Fluxo de trabalho em TI: por que a fila não diminui
Por Romildo Burguez 12 de janeiro de 2026
Entenda por que a sensação de “sempre atrasado” raramente é falta de pessoas — e como destravar o fluxo de trabalho em TI com ações práticas.
Shadow AI: controle de IA sem travar a inovação
Por Romildo Burguez 7 de janeiro de 2026
Entenda o que é Shadow AI, os custos ocultos e como criar governança mínima viável para reduzir risco , manter velocidade e a produtividade em empresas no Brasil.
Teamwork Collection + Rovo: trabalho conectado com IA
Por Romildo Burguez 7 de janeiro de 2026
Entenda como Teamwork Collection e Rovo conectam contexto, decisão e execução com IA — e como começar 2026 com governança desde o primeiro dia
Mulher com expressão de preocupação olhando para o celular em um escritório  decorado no fim do ano
Por Romildo Burguez 30 de dezembro de 2025
A inteligência artificial tornou esse tipo de golpe mais convincente e mais rápido de executar. Não é mais aquele e-mail cheio de erros ou aquela mensagem “quadrada” demais. Agora, o texto parece escrito por alguém do seu time. Nesse post você conhecerá método simples, direto e fácil de aplicar para não sofrer golpes.